ESCOLA PROFESSOR CLODOMIR TEÓFILO GIRÃO

A Escola Professor Clodomir Teófilo Girão foi criada em 14 de abril de 2004 e tem como diferencial a aplicação do Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos, com o objetivo de trabalhar a criança em sua totalidade, aplicando ao currículo tradicional os cinco valores universais: Verdade, Retidão, Paz, Amor e Não-Violência. Atualmente atendemos a 150 crianças da comunidade local, com idades entre 03 e 12 anos, lotadas em turmas do Infantil III ao 5º ano.

A filosofia inovadora deste projeto tem como base a utilização da Educação em Valores Humanos – EVH, que a partir de métodos e técnicas, que vão desde a contação de histórias até o canto e a harmonização diária, as professoras fortalecem os valores humanos das crianças, transformando a realidade social em que estão inseridas e formando cidadãos que sejam capazes de replicar tal transformação no ambiente em que vivem, semeando a cultura de paz em suas famílias e comunidades, visando a transformação social na sua totalidade, envolvendo direta e indiretamente a família e a comunidade como um todo, tendo como consciência que a família é a unidade do desenvolvimento da criança, fortalecendo assim o objetivo da filosofia que é a excelência humana.

Todos os dias, ao chegar à escola, é realizado o momento de acolhida com todas as crianças, momento este que proporciona a sensibilização dos alunos pelas professoras, através do trabalho com os Valores Universais. Este é o momento de socialização em que todas as faixas etárias se encontram, cantam juntas, relatam experiências de vida relacionadas ao contexto em que estão abordando no dia e homenageiam a pátria cantando o Hino Nacional. As crianças recebem duas refeições diárias (lanche e almoço/jantar) com base em um cardápio vegetariano balanceado, elaborado por nutricionista, respeitando o Valor Universal da Não-Violência.

Os alunos e seus familiares são acompanhados por profissionais de Serviço Social e Psicologia, assim como contam com aulas de língua estrangeira (inglês), recreação, psicomotricidade e música instrumental. No decorrer do ano letivo são realizados atendimentos individuais e sócio familiares e visitas domiciliares, além de passeios culturais e aulas de campo, utilizados como atividade extracurricular complementar à educação dos alunos.

A equipe pedagógica passa por capacitações periódicas, para aprimoramento do conhecimento e troca de experiência junto a outros profissionais da área, em parceria com o Instituto Sri Sathya Sai de Educação do Brasil e a Secretaria de Educação do Município do Eusébio. Mensalmente é escolhido um valor universal para ser trabalhado junto às crianças, dentro do método direto e indireto. Semanalmente, são trabalhados os valores relacionados, também vistos em sala de aula e nas atividades complementares.

Os métodos aplicados junto às crianças são utilizados junto aos pais também, em uma ação que une ainda mais a família à escola. São realizados encontros mensais, nos quais pais e responsáveis são convidados a conhecer e vivenciar os valores humanos, através de práticas de relaxamento, oficinas de artesanato/reciclagem e rodas de conversa.

Como forma de reconhecimento às práticas educacionais com visão da excelência humana, a Escola Professor Clodomir Teófilo Girão foi contemplada com o Prêmio Criança 2012 da Fundação Abrinq, sendo a única iniciativa do Nordeste a ser escolhida por priorizar a causa da infância.