Escola 01

 A Escola Professor Clodomir Teófilo Girão, desde o ano de 2004, promove o desenvolvimento educacional e social das crianças que tiveram a oportunidade de participar do Projeto Educare, tornando-se uma escola de referência no município do Eusébio/Ce.

 A filosofia inovadora desse projeto tem como base a utilização da Educação em Valores Humanos –E.V.H., a qual visa a uma transformação social na sua totalidade, envolvendo direta e indiretamente a família e a comunidade como um todo.

         No E.V.H. aplica-se ao currículo tradicional os cinco valores universais: Verdade, Retidão, Paz, Amor e Não-Violência, assim como seus valores relacionados, sendo estes os pilares da verdadeira educação. Esse método desenvolve atividades lúdicas e integrativas, entre alunos e familiares, tendo como consciência de que a família é a unidade do desenvolvimento da criança, fortalecendo assim o objetivo da filosofia, a qual tem como foco a excelência humana.

 

Alimento para o corpo e para a alma

Escola 02

 Vale salientar que todos os alunos recebem duas alimentações diárias com base em um cardápio balanceado vegetariano, confeccionado por nutricionistas, respeitando o Valor Universal da Não Violência.

Os professores fortalecem os Valores Humanos das crianças, possibilitando transformações na realidade social em que estão inseridas e formando cidadãos críticos e solidários, líderes sociais formadores de opinião. A equipe pedagógica passa por capacitações periódicas, para aprimoramento do conhecimento e troca de experiência junto a outros profissionais da área, em parceria com o Instituto Sri Sathya Sai de Educação do Brasil e a Secretaria de Educação do Município do Eusébio.

         A Escola Professor Clodomir Teófilo Girão atende atualmente, de forma gratuita, a 144 crianças em situação de vulnerabilidade social e residentes do município do Eusébio e localidades adjacentes, desde a educação infantil (Infantil III ao Infantil V) ao Ensino Fundamental I (1º ano ao 5º ano).

 

Práticas educacionais inovadoras

Escola 03

 O Projeto Educare utiliza métodos e técnicas, que vão desde à contação de histórias, ao canto e à harmonização diária. As aulas, teóricas e práticas, de forma sociointeracionista e dinâmicas, focalizam a excelência humana de cada aluno inserido na instituição.

Os alunos recebem todo o aparato psicossociopedagógico, assim como contam com aulas de línguas estrangeira (inglês), recreação, psicomotricidade e música instrumental. No decorrer do ano letivo são realizados atendimentos individuais e sociofamiliares, visitas domiciliares, (de acordo com a demanda), assim como são efetuados passeios socioculturais como atividade extracurricular complementar à educação dos alunos.

 

Aliança Família e Escola

Escola 04

Vale salientar que os alunos e seus familiares são acompanhados por profissionais das áreas social e psicológica, além de realizarem visitas domiciliares, atendimentos individuais e aplicação de questionários sociais.

Os métodos aplicados junto às crianças são utilizados junto aos pais também, em uma ação que une ainda mais a família à escola. São realizados encontros mensais, onde os pais e responsáveis são convidados a conhecer e vivenciar os valores humanos, através de práticas de relaxamento, oficinas de artesanato e rodas de conversa.

Incentivo às Boas Práticas

 

Escola 05

 Como forma de reconhecimento às práticas educacionais com visão da excelência humana, a Escola Professor Clodomir Teófilo Girão foi contemplada com o Prêmio Criança 2012 da Fundação Abrinq, sendo a única iniciativa do Nordeste a ser escolhida por priorizar a causa da infância.


Equipe:

Layson Galeno (Coordenador Geral – Associação Estação da Luz)

Larissa Barros (Assistente Social – Associação Estação da Luz)

Mariana Moura (Psicóloga – Associação Estação da Luz)

Liana Carvalho (Diretora – Escola Professor Clodomir Teófilo Girão)

Eliana Barbosa (Coordenadora Pedagógica – Escola Professor Clodomir Teófilo Girão)

Maria Antônia (Professora Polivalente – Escola Professor Clodomir Teófilo Girão)

Edna Ramos (Professora Polivalente – Escola Professor Clodomir Teófilo Girão)

Luciana Pereira (Professora Polivalente – Escola Professor Clodomir Teófilo Girão)

Dayane Assunção (Professora Polivalente – Escola Professor Clodomir Teófilo Girão)

John Bruni (Professor de línguas estrangeiras – Escola professor Clodomir Teófilo Girão)


Informações:

Associação Estação da Luz – Escola Professor – (85)3260-5140

www.estacaoluz.org.br
contato@estacaoluz.org.br