PROJETO VIDA E ESPORTE

O Projeto Vida e Esporte foi criado em 2002 para um seleto grupo de 50 alunos; hoje, visando a inclusão social através do esporte, proporcionamos a 450 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, devidamente matriculados no sistema de ensino formal, atividades esportivas, sócio-educativas e de lazer.

O futebol, por ser um esporte de baixo custo e acessível ao povo, segue sendo a preferência nacional; para muitos beneficiários o futebol constitui-se como um sonho de mudança de vida, uma oportunidade de ascensão profissional e, principalmente, pessoal, que pode proporcionar momentos de felicidade para toda a família.

O projeto tem como missão oportunizar a inclusão social através do esporte, oferecendo aos alunos orientações técnicas sobre futebol e atividades sociopedagógicas que lhes possibilitem compreender noções de cidadania, inclusão social e perspectivas futuras. Garantindo a igualdade entre os alunos, são ofertados materiais de treino e jogo gratuitos, como coletes, calções, camisas, meiões, chuteiras e luvas, garantindo que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades para a realização das atividades esportivas.

Para participar das aulas o aluno deve estar devidamente matriculado na rede de ensino formal, frequentando as aulas do projeto no contraturno escolar. Assim, elimina-se o tempo ocioso que antes era tido como fator negativo no desenvolver social desses beneficiários, já que o ambiente das ruas era um local que lhes facilitava meios para o ingresso nas práticas ilícitas. Além disso, a equipe do projeto cria uma parceria com as escolas públicas do município, acompanhando, analisando e auxiliando na frequência e rendimento escolares de cada beneficiário.

O projeto funciona com sede no Eusébio e em Fortaleza, estando em Fortaleza lotado nas instituições parceiras: Elo de Vida (Hospital de Saúde Mental de Messejana) e Oficina do Senhor (Cidade 2000). Dessa forma, os alunos têm a oportunidade de tornarem-se cidadãos justos, críticos e solidários, através da transformação do seu tempo ocioso em momentos de aprendizagem e lazer.

Para a concretização das ações é fundamental a participação da família no aprendizado das crianças e adolescentes, formando-se assim um tripé de sustentação do aluno: projeto + escola + família. Esse é o time primordial para o desenvolvimento social sadio dos alunos que vêm em busca de uma oportunidade de vida no Projeto Vida e Esporte.

Todas as ações sociais desenvolvidas na sede da instituição contam com a participação das famílias, para que estes possam observar o rendimento dos seus filhos, assim como compreender de que forma a Associação Estação da Luz implementa seus projetos sociais.

São realizadas rodas de conversa, palestras, debates, cine pipoca e aulas de Educação em Valores Humanos semanalmente na sede da instituição. Além disso, são proporcionados passeios socioculturais e aulas de campo, a fim de que crianças e adolescentes possam desfrutar de momentos de descoberta de novos saberes, oportunizando a inclusão social e cultural aos mesmos.

Ao longo dos últimos anos os alunos já tiveram a oportunidade de visitar o Estádios Castelão e Presidente Vargas (Fortaleza), Estádio do Grêmio (Rio Grande do Sul), a Taça da Copa do Mundo em seu tour pela capital cearense, Teatro Via Sul (Fortaleza), Circo Mirage e Le Cirque (Fortaleza), Centro de Eventos (Fortaleza), Teatro Tapera das Artes (Aquiraz), Parque Ecopoint (Fortaleza), dentre outros espaços.

Um dos objetivos do Projeto Vida e Esporte é abrir portas para o futebol profissional, garantindo aos alunos a oportunidade de participar de “peneiradas”, que são seleções dos grandes times de futebol que buscam revelar talentos que brilharão no futuro.

Recentemente tivemos alunos participando da Copa Grêmio, viajando para Porto Alegre em busca de conseguir vaga para as categorias de base do time gaúcho. Os alunos selecionados, além de conhecer o estádio local e os profissionais do time, tiveram a interação social com jogadores de todo o território nacional que buscavam o mesmo objetivo.

Ao longo desses anos já passaram pelo projeto mais de seis mil alunos, despertando a vontade de se profissionalizar, como também dando condições para a transformação da realidade social de cada um que passou pelo Projeto Vida e Esporte. O projeto revelou talentos como Jardeu Ribeiro, no qual foi selecionado em uma “peneirada” do Fluminense, e atualmente está treinando com o time do Flamengo.