Vida e Esporte 01

                     Futebol Social

Criado 2004, o Projeto Vida e Esporte, mais um projeto fruto da Associação Estação da Luz, foi idealizado para promover o desenvolvimento socioesportivo de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social nos municípios de Fortaleza e Eusébio.


       O projeto surgiu há mais de dez anos junto com a necessidade de minimizar os riscos sociais dos meninos oriundos das comunidades carentes do município de Eusébio/Ce, que se deparavam com a ociosidade de tempo aliada à falta de oportunidades na construção de um futuro promissor.

O futebol, ainda nos tempos atuais, é para muitos o sonho de uma mudança de vida, a oportunidade de crescimento pessoal e profissional, o meio de tentar proporcionar à família momentos ainda não vividos.

E assim funciona o Projeto Vida e Esporte, mesclando a modalidade esportiva do futebol ao trabalho social desenvolvido pela equipe (educador físico, assistente social, psicóloga, coordenadora pedagógica, estagiários, nutricionista, entre outros). A partir dessa atuação os beneficiários desenvolvem-se de forma sadia, compreendendo noções de cidadania, inclusão social e de perspectivas futuras.

Atualmente, atendemos um público de 150 alunos, com faixa etária de 07 a 14 anos, tendo como novidade nesse ano de 2015 a abertura de 30 vagas para o sexo feminino.

Bom de Bola, Bom de Escola

Vida e Esporte 04

Todos os alunos matriculados no Projeto Vida e Esporte recebem orientações teóricas e práticas sobre futebol, assim como realizam atividades recreativas que visam à integração do grupo. Todo material de treino é entregue aos beneficiários de forma integralmente gratuita, criando assim condições de igualdade para a realização das atividades esportivas.

Para participar das aulas o aluno deve estar devidamente matriculado na rede de ensino regular, frequentando as aulas do projeto no contraturno escolar. Assim, elimina-se o tempo ocioso que antes era tido como fator negativo no desenvolver social desses meninos, já que o ambiente das ruas era o local frequentado e que lhes ofertava meios para o ingresso nas práticas ilícitas.

Além disso, a equipe do projeto cria uma parceria com as escolas públicas do município, acompanhando, analisando e auxiliando na frequência e rendimento escolares de cada beneficiário.

Time de campeões

Vida e Esporte 06

 

Para a concretização das ações é fundamental a participação da família no aprendizado das crianças e adolescentes, formando-se assim um tripé de sustentação do aluno: projeto + escola + família. Esse é o time primordial para o desenvolvimento social sadio dos meninos e meninas que veem em busca de uma oportunidade de vida no Projeto Vida e Esporte.

Todas as ações sociais, desenvolvidas na sede da instituição, são envolvidas as famílias para que estes possam observar o rendimento dos seus filhos, assim como compreender de que forma a Associação Estação da Luz implementa seus projetos sociais. A família é participante desse processo de aprendizagem, assim como auxilia na manutenção do aluno no Projeto Vida e Esporte, incentivando-o a permanecer em todas as atividades propostas no decorrer do ano.

Atividades sociais

Vida e Esporte 07

Além de rodas de conversa, palestras, debates, cine pipoca e aulas de E.V.H. (Educação em Valores Humanos) realizadas semanalmente na sede da instituição, a equipe do projeto proporciona ao público alvo passeios socioculturais, a fim de que crianças e adolescentes possam desfrutar de momentos de descobertas e novos saberes, oportunizando a inclusão social e cultural aos mesmos.

São oferecidas também oficinas sociopedagógicas mensalmente, onde são abordados temas como família, meio ambiente, drogas, higiene e saúde, DST’s, cidadania, entre outras diversas temáticas atuais.

Ao longo dos últimos anos os alunos já tiveram a oportunidade de visitarem o Estádio Castelão (Fortaleza), Estádio Grêmio (Rio Grande do Sul), a Taça da Copa do Mundo em seu tour pela capital cearense, Teatro Via Sul (Fortaleza), Circo Mirage e Le Cirque (Fortaleza), Centro de Eventos (Fortaleza), Teatro Tapera das Artes (Aquiraz), entre outros espaços.

Gol pra Vida

Vida e Esporte 09

Um dos objetivos do Projeto Vida e Esporte é abrir portas para o futebol profissional, oportunizando os alunos a participarem das tão sonhadas “peneiradas”, as seleções dos grandes times de futebol que descobrem talentos que brilharão no futuro.

Recentemente tivemos alunos participando da Copa Grêmio, viajando para Porta Alegre em busca de conseguir vaga para as categorias de base do time gaúcho. Os alunos selecionados, além de conhecerem o estádio local e os profissionais do time, também tiveram a interação social com jogadores de todo o território nacional que buscavam o mesmo objetivo.

Ao longo desses anos já passaram pelo projeto mais de seis mil alunos, despertando a vontade de se profissionalizar, como também dando condições de transformação da realidade social de cada um que passou pelo Projeto Vida e Esporte. O projeto revelou talentos como Jardeu Ribeiro, no qual foi selecionado em uma “peneirada” do Fluminense, e atualmente está treinando com o time do Flamengo.

Vida e Esporte 11

Parceria do bem

O Projeto Vida e Esporte desenvolve suas atividades esportivas na área de lazer da empresa Servis Segurança (Eusébio), e as atividades sociais vindo a se realizarem na sede da Associação Estação da Luz.

As aulas esportivas e de recreação também estão presentes na Escola Professor Clodomir Teófilo Girão (Eusébio), na instituição Oficina do Senhor (Cidade 2000) e no projeto Elo da Vida ( Hospital de Saúde Mental de Messejana).

Vida e Esporte 12

Inscrições

As aulas ocorrem três vezes na semana (segundas, quartas e sextas-feiras) nos turnos manhã e tarde, respeitando o horário das aulas escolares. Para participar do Projeto Vida e Esporte o responsável deve procurar a sede da instituição, portando xérox dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou do RG (aluno e responsável), duas fotos 3×4, comprovante de residência, comprovante de renda, declaração escolar e atestado médico.


Equipe:

Layson Galeno (Coordenador Geral – Associação Estação da Luz)

Larissa Barros (Assistente Social – Associação Estação da Luz)

Mariana Moura (Psicóloga – Associação Estação da Luz)

Telmo Alexandre (Educador Físico – Projeto Vida e Esporte)

Fábio Portela (Estagiário – Projeto Vida e Esporte)

Edilson Filho (Estagiário – Projeto Vida e Esporte)


Informações:

Associação Estação da Luz – Projeto Vida e Esporte – (85)3260-5140

www.estacaoluz.org.br

contato@estacaoluz.org.br