Hoje, além da Escola, cinco projetos estão vigentes na Estação da Luz, atendendo, no total, 842 alunos. São eles

Vida e Esporte – Futebol

Durante 12 meses, 150 crianças e adolescentes de sete a 17 anos em situação de vulnerabilidade social praticam futebol, promovendo o desenvolvimento esportivo, psicológico e social, o bem-estar e sua relação consigo e com a sociedade. Para participar, os alunos precisam estar regularmente matriculados na rede ensino formal pública ou privada.

Além do esporte, os alunos também praticam os cinco valores universais: paz, verdade, retidão, amor e não-violência. Eles também recebem orientação sobre hábitos saudáveis com relação à alimentação e higiene pessoal e de prevenção do consumo de drogas lícitas e ilícitas; recebem formação cidadã, onde é desenvolvido o repúdio às práticas violentas e fomentada a solidariedade; e mantém um rendimento escolar positivo. Os alunos ainda são apresentados a grandes clubes de futebol, para que tenham oportunidade de crescer profissionalmente como atletas.

Tocando a Vida

Neste projeto, 80 alunos de sete a 17 anos participam de aulas de violão, flauta, percussão e canto. Dentre os objetivos do projeto estão: promover a inclusão social de crianças e adolescentes através da música; manter um processo continuado de aprendizagem musical; aumentar a autoestima das crianças e adolescentes através do fazer musical; promover apresentações para os alunos; desenvolver o espírito de grupo e a coletividade entre os beneficiados e facilitar o aprendizado e raciocínio lógico exigido pelo ensino tradicional das escolas que as crianças frequentam.

Vida e Esporte – Ritmo e Movimento

A modalidade ginástica rítmica é ensinada para 90 alunas de cinco a 12 anos do Eusébio e Fortaleza, visando a inclusão social através do esporte. Dessa forma, o esporte é fomentado no Estado e a qualidade de vida das crianças é acrescida de forma saudável. O projeto também visa descobrir talentos na modalidade e realizar apresentações em escolas, ONGs e projetos, divulgando o esporte e despertando o interesse em novos atletas

Estação Futuro

O Projeto Estação Futuro é direcionado para jovens de 16 a 24 anos, capacitando-os na área de suporte e manutenção de computadores e redes, visando a inserção no mercado de trabalho e contribuindo para a transformação da realidade social em que estão inseridos.

O projeto possui espaço físico com equipamentos adequados e equipe técnica qualificada. Visa também criar um laboratório para reciclagem de computadores doados por pessoas físicas e/ou empresas parceiras, servindo como campo de prática/ estágio para os alunos. As aulas de informática profissional mesclam os conteúdos de software, hardware, redes, educação financeira e educação para cidadania.

Escola Professor Clodomir Teófilo Girão (EPCTG)

 A EPCTG foi fundada em maio de 2004. Seu objetivo é atender crianças do município do Eusébio e adjacências, trabalhando com um programa de educação de valores que visa desenvolver a excelência humana é a excelência acadêmica. Ao todo, 174 crianças são atendidas, do infantil 3 ao 6º ano.

As aulas curriculares seguem as exigências do Ministério da Educação e contam com atividades de Educação de Valores HUmanos (EVH), recreação e música. Os valores são verdade, amor, paz, e não-violência. A missão é a formação do caráter, unindo pensamento, palavra e ação.

Outras ações

A Estação da Luz também atua com outras ações, com Mostra Brasileira de Teatro Transcendental e o Festival de Cinema Transcendental e apoia a Marcha pela Vida e CHAMA- Centro Humanitário de Apoio à Maternidade.