Patrocine ações de luz. Seja nosso parceiro nessa corrente.

Esporte

Projeto Vida e Esporte (2)


Criado em março de 2011, o Projeto Vida e Esporte, da ONG Estação da Luz, foi idealizado para promover o desenvolvimento socioesportivo de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social nos municípios de Fortaleza e Eusébio. O projeto tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e conta ainda com a parceria da Servis Segurança e da Coelce.

“O Projeto Vida e Esporte sempre teve proposta preventiva. Achamos que pelo esporte e pela frequência à escola, crianças e jovens ficam livres de riscos pessoais e sociais que correm se ficarem com o tempo ocioso na rua”, diz Suely Vieira, coordenadora da Estação da Luz. Suely lembra que o esporte pode ser visto como lazer também como um caminho para a profissionalização. “No Brasil vemos hoje meninos e meninas interessados em futebol também como profissão”. 

O Projeto atende crianças e adolescentes de 7 a 17 anos oferecendo aulas na escolinha de futebol e atividades recreativas e esportivas. O objetivo é promover a socialização dos meninos, desenvolvendo a cidadania e a auto-estima. Além da prática esportiva, são oferecidas oficinas sócio-pedagógicas mensais, onde são abordados temas como família, meio ambiente, drogas, higiene e saúde.

Já passaram pelo projeto cerca de seis mil alunos. Atualmente, cerca de cento e quarenta garotos são atendidos, com atividades às segundas, quartas e sextas-feiras nos turnos manhã e tarde. Os garotos participam também de campeonatos externos, o que viabiliza o intercâmbio com outras crianças e adolescentes. Entre as competições que o projeto Vida e Esporte já participou estão a Copa Danone de 2010 sub 12,a Copa Coca Cola 2011 e 2012 sub 14 e o campeonato Cearense 2011 sub 13.

O projeto já revelou talentos como o José Aderlan, que hoje joga pelo Fortaleza Esporte Clube. Em março deste ano, um outro ex-aluno do projeto, Jardeu Ribeiro, de 13 anos, foi selecionado em uma "peneirada" do Fluminense e teve a oportunidade de treinar com o time carioca.

Para participar do projeto, é necessário estar matriculado em escola formal e apresentar declarações escolares periódicas. Para o próximo semestre, a ideia é abrir uma turma de futebol feminino para atender as meninas que tem buscado o projeto com o desejo de jogar futebol.

Além da escolinha de futebol que funciona na Escolinha do Flamengo, no Eusébio, o Projeto Vida e Esporte está presente através da prática de atividades esportivas e de educação física na Escola Clodomir Teófilo Girão, na Oficina do Senhor, na Cidade 2000, em Fortaleza e no Elo da Vida, projeto do Hospital de Saúde Mental de Messejana.


Serviço:
ONG Estação da Luz - Projeto Vida e Esporte - (85)3260-5140
www.estacaoluz.org.br
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Apoio