A Associação Estação da Luz é uma entidade civil sem fins lucrativos, criada em 12 de fevereiro de 2004, sediada no município de Eusébio-CE; a instituição nasceu do sonho de um grupo de voluntários comprometidos com o desenvolvimento e a transformação social através de uma cultura de Paz e Valores Humanos.

A história da instituição começa a partir da percepção da vulnerabilidade das famílias da comunidade de Eusébio e da falta de equipamentos sociais eficazes para o enfrentamento à ociosidade das crianças, adolescentes e jovens locais. Para conhecer a realidade, que ia além dos muros da instituição, e visando atuar com eficiência, foi realizado um diagnóstico participativo nas comunidades de Eusébio, sendo possível, assim, definir os campos prioritários de ação.

O primeiro projeto implementado chamava-se Projeto Valor e Ação, que permitiu identificar as lideranças locais, estreitando laços e formando parcerias, peças fundamentais para a atuação nas comunidades em situação de vulnerabilidade social. No primeiro momento foi desenvolvido o curso de capacitação “Teia da Vida”, tendo como foco a auto-organização de duas comunidades do município (Guaribas e Coaçu). Como produtos finais foram elaborados dois Projetos: Segurança Alimentar e Artesanato.

O trabalho iniciado com a comunidade referendou as outras ações realizadas pela Estação da Luz, num processo de construção a partir de expectativas dos atores locais e com a participação da representação da comunidade, ouvindo suas demandas e prioridades.

Assumindo o compromisso e a responsabilidade com o desenvolvimento humano local, a Associação Estação da Luz tornou-se referência em projetos sociais nas áreas da educação, cultura e esporte, através de ações inovadoras e de forma integrada com a comunidade.

Atualmente os projetos sociais realizados são: Escola Professor Clodomir Teófilo Girão, Projeto Vida e Esporte, Projeto Tocando a Vida e Projeto Jovens Profissionais. A Estação da Luz também atua com outras ações, com Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, Festival de Cinema Transcendental e a Marcha pela Vida, dentre outras.

Combinando eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica, buscamos abrir espaço para a formação de novas parcerias e adoção de práticas reconhecidamente eficazes de responsabilidade social. Nossa maior missão é promover a paz e a solidariedade como produto final de nossas ações.

Missão

Nossa maior missão é promover a paz e a solidariedade como produto final de nossas ações. Combinando eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica, abrimos espaço para a formação de novas parcerias e adoção de práticas reconhecidamente eficazes de responsabilidade social.